top of page

Oxicorte

 

O oxicorte (também conhecido como Corte Oxicombustível) e a soldagem Oxicombustivel são uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. É um processo de fusão ou erosão de materiais metálicos que ocorre por meio de uma chama proveniente da queima de uma mistura de gases, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação. Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), entre outros.

 

O maçarico, utilizado no oxicorte, mistura o gás combustível com o oxigênio, sendo regulado para fornecer a proporção adequada de chama. Deve ainda possibilitar que se produzam diferentes tipos de misturas necessárias para obter tipos de chama de acordo com os diferentes tipos de materiais. As superfícies dos chanfros dos metais de base e o material de adição, quando presente, fundirão em conjunto formando uma poça de fusão única que, após o resfriamento, se comportará como um único material. Para que ocorra a soldagem, é necessário tempo, calor e/ou pressão; com o tempo, o calor aplicado à peça fará uma fusão localizada onde, após o resfriamento, aparecerá a união dos metais; no caso da utilização de pressão, isto causa um forjamento localizado.

 

Todos os metais e ligas comercialmente conhecidos fundem-se em temperaturas abaixo dos 4000ºC. As ligas de aço, que são os materiais de maior utilização comercial, fundem na faixa de 1500ºC. Assim, mostra-se viável a execução de soldagem por meio das temperaturas e poder calorífico desenvolvido pela combustão dos diversos gases.

 

Veja a nossa linha de material para oxicorte. 

bottom of page